Hipersensibilidade dentinária
- Equipe
- 21 de mai. de 2023
- 1 min de leitura
A sensibilidade dentinária afeta um grande número de pessoas. Geralmente é desencadeada causada por bebida e alimentos quentes, frios, doces ou ácidos. Em condições normais, a dentina (camada interna que envolve o nervo) é coberta pelo esmalte da coroa e a gengiva ao redor do dente. Com o tempo, o esmalte pode desgastar-se, reduzindo a proteção. Também com o tempo, a gengiva pode retrair-se, expondo a raiz do dente.

A dentina tem um grande número de poros ou tubos microscópicos (túbulos) que vão da face externa do dente até a polpa, no centro. Quando a dentina está exposta, os líquidos presentes nesses túbulos podem ser estimulados por mudanças de temperatura ou certos alimentos, causando a sensibilidade.
Muitas são as causas da hipersensibilidade dentinária dentre elas algumas são:
uso de escovas de dentes com cerdas duras e força ao escovar o dentes,ingestão constante de alimentos ácidos, refluxo gástrico (devido aos ácidos estomacais regurgitados na cavidade bucal),trauma oclusal (forças excessivas e inadequadas sobre o dente ou área afetada),acúmulo de placa bacteriana (resíduo alimentar) além de retrações gengivais.
O tratamento imediato para aliviar momentaneamente consiste o sintomas desagradáveis da sensibilidade dentinária são:
no uso de Cremes Dentais para sensibilidade(no mercado hoje dispomos de alguns),uso de escovas macias com cerdas de qualidade,evitar a ingestão de alimentos excessivamente quentes, frios ou ácidos.
É importante salientar que somente o cirurgião-dentista pode avaliar e fazer o diagnóstico da real causa da dor.




Comentários