top of page
Buscar

Cárie

  • Equipe
  • 21 de mai. de 2023
  • 1 min de leitura

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a cárie é a segunda doença humana mais comum em todo o planeta. É multifatorial, causada pela higienização bucal inadequada, tipo de dieta, tipo de bactéria e pelo tempo em que esses 3 fatores atuam.

Se não tratadas, as cáries se desenvolvem destruindo o dente pouco a pouco, o que pode levar a uma infecção profunda que deve ser tratada através do canal. Inicialmente se manifesta de forma silenciosa, não provocando dor ou sensibilidade nos dentes.

Por isso, é muito importante atentar-se aos cuidados diários, manter uma alimentação com baixo consumo de açúcar e ir ao dentista periodicamente, para uma consulta de rotina, pois só ele consegue identificar a cárie precocemente.





Através de um exame clínico bem detalhado e com raios-x para complementar e se obter um diagnóstico correto, pois a cárie pode ser muitas vezes confundida com sulcos e fissuras pigmentados.

Nem tudo que é preto nos dentes é cárie, pois a cárie começa como uma mancha branca. Porém nem tudo que é mancha branca nos dentes é cárie também! Por isso a importância de uma avaliação e acompanhamento por um profissional!

O processo de formação da cárie começa com a colonização das bactérias bem na superfície do dente. Elas, por sua vez, começam a metabolizar carboidratos fermentáveis, como a própria sacarose, e produzem ácidos orgânicos, o que faz o pH da boca diminuir. Se este cenário persistir, o esmalte dentário já começa a ser desmineralizado e, assim, surgir a lesão cariosa. Se o problema não for diagnosticado a tempo, acaba refletindo em um tipo de cárie mais grave, podendo destruir toda a coroa dentária.


 
 
 

Comentários


iconetelefone.png

(21) 3798-0190

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Ícone

© 2023 - Direitos reservados a Cintia Nunes - Desenvolvido por Vendavista

bottom of page